Lançado repto para II Congresso Internacional sobre Ciência, Inovação e Desenvolvimento em Luanda

VPR manifestou a intenção e iniciativa é bem acolhida por investigadores e gestores de várias Instituições de Ensino Superior do Espaço Lusófono

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, lançou o repto para que o II Congresso Internacional sobre Ciência, Inovação e Desenvolvimento na Lusofonia tenha lugar em Luanda. Para já, a iniciativa está a ser bem acolhida pelos investigadores e responsáveis das Instituições de Ensino Superior que defendem ser necessário a lusofonia encontrar, cada vez mais, espaços de diálogo e analisar a questão da qualidade de ensino, visando a formação do capital humano altamente qualificado para os desafios de hoje e do futuro.

A intenção foi manifestada durante a sua intervenção na Cerimónia de Abertura do I Congresso Internacional sobre Ciência, Inovação e Desenvolvimento que contou igualmente com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves e demais membros da Comissão de Honra ao evento.

Esperança da Costa falou, na sua alocução, e na presença da comunidade académica, dos avanços que o país tem feito em matéria de infraestruturas e investimento no Ensino Superior, destacando a criação, para breve, de um Centro de Excelência na área da Agricultura, Segurança Alimentar e Alterações Climáticas na Província do Huambo.

Falou também no estabelecimento do Laboratório de Farmacognosia em Luanda, para valorizar o conhecimento endógeno e aproveitar o potencial dos seus recursos biológicos para a produção de medicamentos.

No quadro do investimento em infraestruturas e formação do capital humano, a Vice-Presidente da República disse que o país está a concluir o Parque de Ciência e Tecnologia e o Centro de Ciência de Luanda, que, uma vez finalizados, vão contribuir para a efectivação dos desígnios da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, bem como para a estratégia de desenvolvimento.

Destinado a investigadores, académicos, decisores, estudantes universitários, o “I Congresso Internacional sobre Ciência, Inovação e Desenvolvimento da Lusofonia” aborda “Os Caminhos para uma investigação científica de qualidade na Lusofonia, promovendo o diálogo entre as universidades, o poder político e as empresas” e “Ciência, tecnologia e inovação nos países lusófonos: desafios e oportunidades no século XXI”, entre outros temas.

O evento termina esta sexta-feira [20.10.2023] após três dias de frutíferos debates sobre o futuro da ciência, inovação e da busca pela qualidade nas universidades da lusofonia.

Previous Plano de Capital humano visa adequar formação às necessidades do mercado de trabalho

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados